Hatha Yoga é o sistema de yoga mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de yoga.
“Hatha” do sánscrito “ha” – sol que simboliza o seu corpo e sua alma e “tha” – lua simbolizando a sua consciência e a sua mente. Este método de yoga tem o objetivo de unir os pares opostos, procurando equilíbrio entre as forças do sol e da lua (como representação do positivo e negativo, masculino e feminino) e trazer assim, o equilíbrio entre corpo e mente.
Nesse sentido é interessante a integração, trazendo saúde para o corpo para que as energias circulem livremente possando propriciar essa descoberta da mente, essa percepção de que as coisas estão muito maior do que o visível; a união, também com o universo, com o ser divino, independente da sua crença. Quando estamos conectados com o universo as nossas ações tem mais autenticidade, mais consistência.
Experimentamos todas as combinações (respira sentado, faz o movimento, respira de lado, de cabeça pra baixo) e vamos descobrindo este universo interno que é o corpo humano e com o yoga isso começa a florescer.
As ferramentas principais do Hatha Yoga são: Asanas (posturas), pranayamas (respirações), relaxamento, meditações e mudras.
Um dos estímulos com a execução de asanas é nos ajudar a superar as dualidades e aumentar a percepção de si mesmo, e a respiração consciente trabalhando com os lados direito e esquerdo do corpo.
E o importante, utilizar tudo com a sabedoria da inteligência!
Os benefícios são muitos, mas de um modo geral em longo prazo pode lhe ajudar a reconhecer seu maior potencial físico e mental e ter mais flexibilidade e força. Já em um curto prazo, sentirás diferenças na sua energia e é provável que sua resposta a situações de estresse mude rapidamente.
Se você sofre com transtorno de ansiedade, estresse, dores locais ou fibromialgia, é preciso parar, se observar e aprender a relaxar, para restaurar e sanar seus “problemas” do corpo e da alma.
Você está procurando uma abordagem mais gentil de uma prática de Yoga voltada para pausar, relaxar e dar um “tempo pra você”? A prática de Yoga Restaurativa tem o objetivo de aliviar o estado de ansiedade, estresse e resgatar o estado de tranquilidade e relaxamento. É considerado uma prática passiva das posturas de Yoga. Sempre é realizada com acessórios e utilizamos da aromaterapia para agregar como ferramentas que acionam a resposta fisiológica de relaxamento, visando que o aluno consiga o relaxamento profundo com conforto e sem esforço.
O método é uma prática de auto cuidado criada pela brasileira e psicóloga Miila Derzett, que conduz ao nosso estado natural de equilíbrio. É baseado na combinação de medicina mente- corpo, yoga, mindfulness e afeto, mas por mais que se explique, nada é tão esclarecedor (e maravilhoso) quanto passar pela experiência.
É um momento de pausa e entrega que conduz ao estado natural de equilíbrio e paz!
A palavra Swásthya vem do sânscrito e significa autossuficiência, saúde, bem estar, satisfação e conforto. E tudo isso está muito ligado aos benefícios que a prática oferece. É um método de yôga que fundamenta-se nas linhas mais antigas, com uma prática integral e completa em 8 partes (ashtanga sádhana).
Uma de suas principais características, é a execução dos ásanas sincronizados harmoniosamente, brotando uns dos outros, como se fosse uma bonita coreografia. O praticante de Swásthya tem diversas áreas trabalhadas em uma única prática.
Além de executar exercícios respiratórios, técnicas de limpeza e purificação das mucosas, experiencia um aquietamento externo e interno, também executa técnicas corporais de fortalecimento, superação e flexibilidade.
Todo esse conjunto de técnicas é para te auxiliar no objetivo do yôga, o autoconhecimento.
Yin Yang Yoga combina dois estilos de yoga em uma única prática – reunindo os benefícios de manter passivamente posturas de yoga com sequências mais dinâmicas e posturas em pé.
Yin e Yang são os conceitos taoístas que descrevem as duas qualidades relativas presentes em tudo. Yin é mais interno, passivo, calmo e descendente. Yang é mais externo, dinâmico, enérgico e ascendente. Quando esses termos são aplicados na Yoga, o Yin é uma prática mais lenta, onde as posturas são mantidas passivamente por mais tempo e atua nos tecidos conjuntivos profundos e nas articulações do corpo. Ja no Yang temos uma prática mais ativa que atua nos músculos e no fluxo sanguíneo, aumentando a força, a resistência e a flexibilidade.
Nesta aula começamos com o Yin para acalmar a mente e trabalhar as articulações antes que os músculos se aqueçam para o Yang.
“A prática do yoga yin/yang nos ajuda a aprender sobre a quietude no movimento e o fluxo na quietude.” Sarah Powers
Vamos Conversar?